HISTÓRIA
A Associação de Reabilitação e Integração Social das Pessoas com Malformações Congênitas Craniofaciais do Ceará – Associação Beija Flor, fundada em 17 de dezembro de 2001 e registrada em Janeiro de 2002, instalada em uma área cuja dependência física tem construção adequada e legal, obedecendo às normas vigentes, é uma Organização da Sociedade Civil, de Habilitação, Reabilitação e Defesa de Direitos Sociais.
Possui os títulos de Utilidade Pública Estadual (Lei Nº 15.336, 12 de abril de 2013), Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 10.249, 23 de outubro de 2014), o Atestado de Regular Funcionamento, emitido pelo Ministério Público do Ceará, em 24 de julho de 2014, inscrição no Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Cadastro Nacional de Entidades da Assistência Social – CNEAS e no Programa Mesa Brasil, demonstram de modo objetivo, a relevância e o reconhecimento de um trabalho de extrema importância para a sociedade.
Foi fundada por profissionais de saúde, que vivenciavam cotidianamente as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina. Desta forma, resolveram através a criação da entidade atuar diretamente na para a reabilitação e reintegração social desse público abrangendo pessoas de todo Estado do Ceará.
A instituição preza a atenção integral ao paciente fissurado, desde os primeiros momentos do nascimento à idade adulta, haja vista a complexidade de intervenções. Por isso dispõe de uma equipe multiprofissional especializada e com qualificação na atuação de cada área necessária à habilitação, reabilitação e assistência social.
Temos por compromisso precípuo oferecer um atendimento contínuo e humanizado às pessoas que nascem com anomalias ora mencionadas e seus familiares, promovendo a reabilitação de sua saúde física, psíquica e emocional, viabilizando a inclusão social.
Os recursos financeiros utilizados têm sua origem nas contribuições da sociedade em geral (pessoas físicas, pessoas jurídicas, universidades públicas e privadas, ONGS internacionais, hospitais públicos e privados, além de programas como Sua Nota Tem Valor).
Atualmente somos a única instituição em todo o Ceará que oferece um amparo biopsicossocial na reabilitação da pessoa com deformidade craniofacial e fissura labiopalatina na idade adulta.
Temos cerca de 1.174 pacientes e famílias cadastradas e realizamos aproximadamente 371 atendimentos mensais.
SOBRE
Missão
Acolher e tratar pacientes com fissura labioplalatina, garantindo a reabilitação dos mesmos para que possam viver em sociedade sem discriminação.
Visão
Ser referência no apoio ao tratamento de pessoas que nascem com fissura labioplalatina.
Valores
Humanização;
Voluntariado
Solidariedade
Reabilitação
1174
pacientes cadastrados
12
Projetos sociais
400
Média de atendimentos mensais
19
anos de história
EQUIPE
Fonoaudiólogos
Dentistas
Nutricionistas
Psicólogos
Fisioterapia
Cirurgião plástico
Cirurgião Buco Maxilo Facial
Pediatra
Assistente Social
Ortodontistas
Otorrinolaringologia
Professor de Música